"Uma sociedade decente é uma sociedade que não humilha seus integrantes", afirmou a ministra durante seu voto que disse ser "integralmente favorável" ao do relator, o ministro Carlos Ayres Britto.
Para aprovação são necessários seis votos, mas três ministros ainda irão se manifestar. Os ministros também ainda podem pedir vista e mudar o voto. Portanto, somente ao final das manifestações o resultado será oficializado.
Antes de Ellen Gracie, os ministros Ayres Britto, Luiz Fux, Cármem Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes já haviam se manifestado favoravelmente.
Com exceção de Lewandowski e Mendes, que fizeram ressalvas em seus votos, os ministros votaram pela equiparação da união gay com aquela entre um homem e uma mulher, com os mesmos direitos e deveres --sem nenhuma restrição. Na prática, esses votos viabilizam, por exemplo, para os homossexuais: pensão, herança e adoção.
Lewandowski havia falado anteriormente que existem alguns direitos que são exculsivos a uma relação formada por pessoas de sexo oposto.
5 comentários:
Bom a principio parece ser uma boa noticia, mas é cedo ainda pra ver como vai ser o desenrolar da história e como a sociedade vai se comportar perante a isso... uma coisa é certa a taxa de divórcio vai aumentar hahah fato hahaha
Olá...Realmente... Concordo com sua colocação no inicio da postagem...é muito legal e contagiante saber que estamos chegando "lá" igualdade, direito a todos sem dicriminação. è lindo isso, saber que num futuro proximo poderemos andar de mãos dados sem ser olhado com uma certa angustia..fico muito feliz por isso...
Só que tem um porém ai, e falo como homossexual, esse "mundo" em que vivemos, um relacionamento entre dois homens e com direito a casamento, pode ser que vire uma bagunça, já é bagunçado. Não estou generalizando mas hoje em dia o que conta é só aquele momento, onde vc vê o "boy" sem camisa em uma balada, fica de uma certa forma atraido, ou seja com o "amiguinho" ereto e rola algo...mas e depois dali, ninguem mais pensa no depois.... É muito poético vc falar.."eu penso no agora, o depois só a Deus pertence" não não...o depois é vc que tem que correr atras..e se o meu depois for esse que Deus me colocou pra mim agora...não sei.....pode ser meio confuso...Mas penso mais ou menos assim....
Beijinhoossss rsrsr
Ahhh Só queria colocar um comentário deito por uma das que particou da votação... É lindo:
*A ministra Ellen Gracie, que falou a seguir, iniciou sua argumentação se dizendo favorável às ações. 'O reconhecimento hoje, pelo Tribunal, desses direitos, responde a pessoas que durante longo tempo foram humilhadas, cujos direitos foram ignorados, cuja dignidade foi ofendida, cuja identidade foi denegada e cuja liberdade foi oprimida. O Tribunal lhes restitui o respeito que merecem, reconhece seus direitos, restaura sua dignidade, afirma sua identidade e restaura a sua liberdade', disse.
Nussa Gente... Em Fim Mais uma Etapa Nossa Alcançada,Mais Como Amigo Heddy Falo O Ke Vai Ter De Gente Se Separando,Dando Truke Nao Colocando Olho Gordo Sabe Mais Existem Pessoas Assim Hoje Ta Cm um Amanha Cm Outro. Kestão Adoção otima Tbm Pq Tds Os Casais Devem Ter Filhos,Mais o Duro Vai Ser Explicar Pra Ele Que Vse Tem Dois Pais? Ou Mae e Pai? Como Vai Ser a Reação Do Erezinho Rs. Isso Ai Gente Vamos Lutar Pelo Nossos Direitos,Alcançamos Um De Varios Ke Viram Por Aii..
mas genteeem óóó só pra gente não confundir e sair de véu e grinalda, por aí.
O que foi reconhecido pelo STF, foi a união estável entre pessoas do mesmo sexo, um direito antes usufruído apenas por heterossexuais. Guardando as alianças, queridas.
Postar um comentário